O Songkran para o Càm O´n
Fomos os primeiros a trazer o tradicional Festival de Ano Novo Tailandês para o Rio de Janeiro; e comemoramos ininterruptamente desde 2022, após uma de nossas viagens para a Tailândia.
A partir de então, sempre trouxemos um Menu Especial para os 3 dias de festividades, inspirado em pratos que comemos por lá.
E nesse ano não seria diferente. Acabamos de passar mais de 30 dias no Sudeste Asiático e o menu é totalmente focado na Tailândia, em especial na rua Ban Tad Thong em Bangkok, eleita a 14 mais popular do mundo pela revista Time Out.
Aproveite para conhecer mais do cardápio que serviremos no evento pelas explicações da própria Chef:
NÃO PERCA TEMPO E RESERVE AGORA
MENU 2025

Mix de Entradas:
The Gouse by Ginger. Saindo de Bangkok para nossa única escala do Menu, vamos até Chiang Mai para provar o Mix de Entradas do nosso restaurante favorito por lá.
Três friturinhas que não tem como não gostar indo até dois ícones da gastronomia tailandesa: Miang Kham (เมี่ยงคำ) e Ma Haw/Ma Hor (ม้าห้อหรือม้าฮ่อ).
Ambos sintetizam a culinária tailandesa numa única mordida. Acidez, Dulçor, Salgado e Picância. Uma explosão de sabores na boca.



Principais
Ban Tad Thong. Anote esse endereço e não deixe de ir, com MUITO TEMPO e MUITA FOME, quando estiver em Bangkok.
O que era somente uma rua, hoje em dia se estende por várias transversais e algumas paralelas. É um dos centros mais pulsantes da gastronomia mundial, onde você vê as tendências nascerem, aquelas mesmas que você vê virando franquias e modismos pelo mundo a fora. Pratos que viralizam, filas quilométricas, propostas disruptivas, tudo isso junto com operações vizinhas parede a parede te deixando maluco sem saber por onde começar.
Nas suas várias quadras entramos em diversos restaurantes e comidinhas e rua, provando tudo aquilo que fosse novidade e alguns clássicos que ainda não tínhamos tido o tempo de visitar.
https://www.timeout.com/bangkok/news/ban-tad-thong-is-the-worlds-14th-coolest-street-031524
Ovos Cremosos do Hereduan
Um prato aparentemente simples, mas que permite uma infinidade de combinações, os ovos cremosos do restaurante Hereduan viraram uma febre. Experimentamos com carne de siri e outro de camarões. A textura e untuosidade dos ovos cremosos com os sabores marcantes e a picância dos “recheios” faz você ficar com a sensação de quero mais assim que o prato acaba.
Aproveitamos para trazer uma versão do Pad Kaprao; criando uma receita imperdível: Arroz jasmim, ovos cremosos por cima, e mais carne moída de porco salteada com pimenta e manjericão.



Mama Noodles Tom Yum
Jeh O Chula. Não se deixe abater pela simplicidade do Instagram todo em tailandês e sem nenhuma preocupação estética. O restaurante é um daqueles fenômenos que simplesmente não existem no Brasil.
Recebemos o número 286, isso mesmo, antes de nós já tinham passado pelo check-in de fila 285 grupos, ficamos na posição 75 e para nossa infelicidade não houve nenhuma desistência. A cada número chamado por um aplicativo local, os clientes se apresentavam e eram acomodados para uma verdadeira orgia gastronômica. A espera serviu para batermos perna pela Bad Tan Thong e ficarmos impressionados com o movimento de quase todos os restaurantes.
De cardápio super variado a casa realmente explodiu e viralizou pela sua releitura da clássica sopa Tom Yum, lá turbinada com Noodles, e diversas outras carnes e ovos. Um “clássico instantâneo” que virou parada obrigatória dos turistas.



Sobremesa – Lava Toast
A SOBREMESA do momento. Simplesmente o melhor ponto da rua. A esquina mais movimentada. Uma casa ENORME … e filas maiores ainda. Assim é o Nueng Nom Nua.
O logo, um menino segurando um Shokupan (pão de leite japonês), pode ser visto a distância, e já dá a indicação do caldeirão de culturas gastronômicas da região.
Pão & trigo nem são tão comuns na culinária tailandesa, muito centrada no arroz, mas o Nueng Nom Nua incluiu esse pãozinho de origem japonesa na rotina do tailandês, principalmente da Geração Z.
Seja em seu tamanho grande e recheado, ou a versão em quadradinhos grelhados e cobertos com caldas e sorvetes (Lava Toast), a moda já pegou tão intensamente que na mesma rua já existem outras operações com os mesmos produtos, cópias exatas a menos de 50 metros de distância.
Mas fique tranquilo, no Càm O´n é mais fácil e mais barato do que ter que ir até lá pra provar essa novidade.
E nós nem gostamos de fazer esse trabalho recorrente de pesquisa in loco; ehehehe.



O Songkran e seu significado
O Songkran é um festival tradicional tailandês que celebra o ano novo budista. Ele é comemorado em toda a Tailândia e é conhecido por suas festividades animadas e práticas culturais únicas durante 3 dias, de 13 a 15 de Abril. Uma das partes mais importantes do festival é a comida, e muitas das tradições culinárias estão ligadas às crenças budistas.
Durante o Songkran, é comum fazer oferendas aos monges, incluindo alimentos como arroz, frutas e doces. Além disso, muitas famílias tailandesas preparam pratos especiais para compartilhar com amigos e parentes durante as festividades.
É comum também encontrar barracas de comida de rua vendendo uma variedade de iguarias, desde pratos de macarrão até espetinhos de carne e frutas frescas. Experimentar a culinária de rua é uma parte importante da experiência do Songkran e oferece uma oportunidade única de vivenciar novos sabores e pratos autênticos.
Essas celebrações são tão importantes pro turismo do país, que no pós pandemia o governo ampliou o feriado para 5 dias, pra permitir que a própria população tivesse a oportunidade de viajar e movimentar a economia. E no ano de 2024, ou 2567 no calendário tailandês, o governo estendeu as comemorações do dia 1 de Abril até o dia 21, três semanas completas de comemorações por todo o país, para fomentar ainda mais o turismo.
Nós por questões de calendário, e cair bem quando estamos fechados às segundas, comemoraremos nos dias 15 a 17 de Abril.
Noss história com o Songkran
Durante todos esses anos comemorando o Ano Novo Tailandês, tentamos sempre levar nossos clientes para uma verdadeira viagem gastronômica.
Trazemos os pratos que mais gostamos em nossas viagens, e que deixamos guardados nas caixinhas do pensamento, esperando a melhor oportunidade para apresentá-los ao nosso público.
Curta um pouco do nosso acervo pessoal, onde todos esses pratos já foram servidos em comemorações passadas do Songkran, e que alguns acabaram entrando pro cardápio de forma definitiva posteriormente.

Pad Ka Prao – Como deve ser. Arroz Jasmim branquinho, carne de porco salteada com pimenta, vagem e manjericão, e um ovo frito. E vai voltar pro cardápio. ANOTE … nunca é uma arroz molhado misturado com um monte de vegetais.

Peixe frito com MUITO ALHO e molhos picantes, servidos em todo litoral, que após o festival de 2023 virou especial dos finais de semana.

Khao Lam – O Sticky Rice servido dentro de um bambu grelhado, que também já deu as caras por aqui.

A famosíssima Khao Soi, em Chiang Mai. ANOTE NOVAMENTE: Khao Soi é SOPA. SEMPRE. Um dos pratos mais icônicos do mundo pelas eleições da CNN Travel não pode ser descaracterizado. Ele já fez parte do nosso cardápio fixo em duas oportunidades, e segue até Maio.

As famosas linguiças apimentadas do norte do país, cheias de capim limão, limão kaffir e recheadas com harussame, que também já servimos no festival.

“CAMARÃO INCEPTION”. Camarões salteados no óleo de camarão, servidos com flocos de camarão; da rede Khua Kling Pak Sod, especializada em culinária do sul da Tailândia, que também já foi prato do nosso festival.

Verdadeiro Satay, grelhado, servido com molho de amendoim. ANOTE PELA TERCEIRA VEZ: Satay indonésio ou tailandês NUNCA É ROSA CHOQUE.

King Pad Thai servido na renda de ovos, que já foi prato de parceria com a Stella no projeto Chefes Mulheres, e que ainda faz parte do cardápio atual até Maio.
IMERSÕES & CURSOS



Façam as malas!!!
Independentemente do tempo de estrada da Chef, com toda sua experiência internacional, a começar por sua formação em Sydney e Paris (no Le Cordon Bleu), e anos de cozinha por Austrália, França e Estados Unidos, sempre que viajamos nos sentimos como iniciantes, ávidos por conhecer mais e fazer todos os cursos gastronômicos que encontramos.
Do famosíssimo Blue Elephant, quando a Chef Noor fez questão de nos receber, a cursos familiares e de culinária super local, como a Lana no norte do país, ou nos diversos tours pelo Vietnã, sempre buscamos mais e mais referências de sabores, texturas e combinações para enriquecer nosso cardápio e tornar a experiência em nossos restaurantes a mais autêntica possível.
Aproveitem mais esse festival para provar pratos exóticos que dificilmente farão parte do cardápio e aproveitem para viajar conosco para a Tailândia mais uma vez.
Façam as malas e venham conosco !!!