Site Overlay

Songkran

O Songkran para o Càm O´n

Fomos os primeiros a trazer o tradicional Festival de Ano Novo Tailandês para o Rio de Janeiro; e comemoramos ininterruptamente desde 2022, após uma de nossas viagens para a Tailândia.

A partir de então, sempre trouxemos um Menu Especial para os 3 dias de festividades, inspirado em pratos que comemos por lá.

E nesse ano não seria diferente. Acabamos de passar mais de 30 dias no Sudeste Asiático e o menu é totalmente focado na Tailândia, em especial na rua Ban Tad Thong em Bangkok, eleita a 14 mais popular do mundo pela revista Time Out.

Aproveite para conhecer mais do cardápio que serviremos no evento pelas explicações da própria Chef:


NÃO PERCA TEMPO E RESERVE AGORA


MENU 2025

Mix de Entradas:

The Gouse by Ginger. Saindo de Bangkok para nossa única escala do Menu, vamos até Chiang Mai para provar o Mix de Entradas do nosso restaurante favorito por lá.

Três friturinhas que não tem como não gostar indo até dois ícones da gastronomia tailandesa: Miang Kham (เมี่ยงคำ) e Ma Haw/Ma Hor (ม้าห้อหรือม้าฮ่อ).

Ambos sintetizam a culinária tailandesa numa única mordida. Acidez, Dulçor, Salgado e Picância. Uma explosão de sabores na boca.

https://www.instagram.com/thehouse_by_ginger/


Principais

Ban Tad Thong. Anote esse endereço e não deixe de ir, com MUITO TEMPO e MUITA FOME, quando estiver em Bangkok.

O que era somente uma rua, hoje em dia se estende por várias transversais e algumas paralelas. É um dos centros mais pulsantes da gastronomia mundial, onde você vê as tendências nascerem, aquelas mesmas que você vê virando franquias e modismos pelo mundo a fora. Pratos que viralizam, filas quilométricas, propostas disruptivas, tudo isso junto com operações vizinhas parede a parede te deixando maluco sem saber por onde começar.

Nas suas várias quadras entramos em diversos restaurantes e comidinhas e rua, provando tudo aquilo que fosse novidade e alguns clássicos que ainda não tínhamos tido o tempo de visitar.

https://www.timeout.com/bangkok/news/ban-tad-thong-is-the-worlds-14th-coolest-street-031524

Ovos Cremosos do Hereduan

Um prato aparentemente simples, mas que permite uma infinidade de combinações, os ovos cremosos do restaurante Hereduan viraram uma febre. Experimentamos com carne de siri e outro de camarões. A textura e untuosidade dos ovos cremosos com os sabores marcantes e a picância dos “recheios” faz você ficar com a sensação de quero mais assim que o prato acaba.

Aproveitamos para trazer uma versão do Pad Kaprao; criando uma receita imperdível: Arroz jasmim, ovos cremosos por cima, e mais carne moída de porco salteada com pimenta e manjericão.

https://www.instagram.com/hereduan.streetfood

Mama Noodles Tom Yum

Jeh O Chula. Não se deixe abater pela simplicidade do Instagram todo em tailandês e sem nenhuma preocupação estética. O restaurante é um daqueles fenômenos que simplesmente não existem no Brasil.

Recebemos o número 286, isso mesmo, antes de nós já tinham passado pelo check-in de fila 285 grupos, ficamos na posição 75 e para nossa infelicidade não houve nenhuma desistência. A cada número chamado por um aplicativo local, os clientes se apresentavam e eram acomodados para uma verdadeira orgia gastronômica. A espera serviu para batermos perna pela Bad Tan Thong e ficarmos impressionados com o movimento de quase todos os restaurantes.

De cardápio super variado a casa realmente explodiu e viralizou pela sua releitura da clássica sopa Tom Yum, lá turbinada com Noodles, e diversas outras carnes e ovos. Um “clássico instantâneo” que virou parada obrigatória dos turistas.

https://www.instagram.com/jeh_o_chula


Sobremesa – Lava Toast

A SOBREMESA do momento. Simplesmente o melhor ponto da rua. A esquina mais movimentada. Uma casa ENORME … e filas maiores ainda. Assim é o Nueng Nom Nua.

O logo, um menino segurando um Shokupan (pão de leite japonês), pode ser visto a distância, e já dá a indicação do caldeirão de culturas gastronômicas da região.

Pão & trigo nem são tão comuns na culinária tailandesa, muito centrada no arroz, mas o Nueng Nom Nua incluiu esse pãozinho de origem japonesa na rotina do tailandês, principalmente da Geração Z.

Seja em seu tamanho grande e recheado, ou a versão em quadradinhos grelhados e cobertos com caldas e sorvetes (Lava Toast), a moda já pegou tão intensamente que na mesma rua já existem outras operações com os mesmos produtos, cópias exatas a menos de 50 metros de distância.

Mas fique tranquilo, no Càm O´n é mais fácil e mais barato do que ter que ir até lá pra provar essa novidade.

E nós nem gostamos de fazer esse trabalho recorrente de pesquisa in loco; ehehehe.

https://www.instagram.com/nuengnomnua.ig


O Songkran e seu significado

O Songkran é um festival tradicional tailandês que celebra o ano novo budista. Ele é comemorado em toda a Tailândia e é conhecido por suas festividades animadas e práticas culturais únicas durante 3 dias, de 13 a 15 de Abril. Uma das partes mais importantes do festival é a comida, e muitas das tradições culinárias estão ligadas às crenças budistas.

Durante o Songkran, é comum fazer oferendas aos monges, incluindo alimentos como arroz, frutas e doces. Além disso, muitas famílias tailandesas preparam pratos especiais para compartilhar com amigos e parentes durante as festividades. 

É comum também encontrar barracas de comida de rua vendendo uma variedade de iguarias, desde pratos de macarrão até espetinhos de carne e frutas frescas. Experimentar a culinária de rua é uma parte importante da experiência do Songkran e oferece uma oportunidade única de vivenciar novos sabores e pratos autênticos.

Essas celebrações são tão importantes pro turismo do país, que no pós pandemia o governo ampliou o feriado para 5 dias, pra permitir que a própria população tivesse a oportunidade de viajar e movimentar a economia. E no ano de 2024, ou 2567 no calendário tailandês, o governo estendeu as comemorações do dia 1 de Abril até o dia 21, três semanas completas de comemorações por todo o país, para fomentar ainda mais o turismo.

Nós por questões de calendário, e cair bem quando estamos fechados às segundas, comemoraremos nos dias 15 a 17 de Abril.


Noss história com o Songkran

Durante todos esses anos comemorando o Ano Novo Tailandês, tentamos sempre levar nossos clientes para uma verdadeira viagem gastronômica.

Trazemos os pratos que mais gostamos em nossas viagens, e que deixamos guardados nas caixinhas do pensamento, esperando a melhor oportunidade para apresentá-los ao nosso público.

Curta um pouco do nosso acervo pessoal, onde todos esses pratos já foram servidos em comemorações passadas do Songkran, e que alguns acabaram entrando pro cardápio de forma definitiva posteriormente.

IMERSÕES & CURSOS

Viagem pela Tailândia
Jay Fai – Michellin Star / Sugar Palm Production / Chang Mai Lana Food Class
Chef Noor Blue Elephant / Chan Mai Lana Cooking Class / Maeklong (Rom Hup) Train Market
Chef Noor Blue Elephant / Chan Mai Lana Cooking Class / Maeklong (Rom Hup) Train Market
Curry Shop + Blue Elephant + Squid Nam Pla Factory
Curry Shop / Blue Elephant Cooking Class / Squid Nam Pla Factory

Façam as malas!!!

Independentemente do tempo de estrada da Chef, com toda sua experiência internacional, a começar por sua formação em Sydney e Paris (no Le Cordon Bleu), e anos de cozinha por Austrália, França e Estados Unidos, sempre que viajamos nos sentimos como iniciantes, ávidos por conhecer mais e fazer todos os cursos gastronômicos que encontramos.

Do famosíssimo Blue Elephant, quando a Chef Noor fez questão de nos receber, a cursos familiares e de culinária super local, como a Lana no norte do país, ou nos diversos tours pelo Vietnã, sempre buscamos mais e mais referências de sabores, texturas e combinações para enriquecer nosso cardápio e tornar a experiência em nossos restaurantes a mais autêntica possível.

Aproveitem mais esse festival para provar pratos exóticos que dificilmente farão parte do cardápio e aproveitem para viajar conosco para a Tailândia mais uma vez.

Façam as malas e venham conosco !!!

@camon.thaifood - Melhor Asiático do Rio de Janeiro